quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Associação Brasileira de Ouvidores - Tempo Renovado

A ABO Nacional e a ABO, seção São Paulo, estão de casa nova para cumprir com sua missão e melhor atender aos seus associados, e profissionais que interagem com ouvidorias e atendimento de maneira geral.

A mudança física representa maior agilidade operacional, fluidez no contato, organização entre outros aspectos. Essa é a face visível de uma associação guardiã de valores que fortalecem ouvidores e ouvidorias, que prima pela articulação num sistema naturalmente em rede, e que possa de fato promover uma política ética e equilibrada que dá voz ao cidadão.
Esse é o cenário de atuação da ABO Nacional e suas seções. Não por acaso adota um Código de Ética que estabelece entre outros princípios: "jamais utilizar a função de Ouvidor para atividades de natureza político-partidária ou auferir vantagens pessoais ou econômicas".
Soa como um princípio básico? Óbvio? Princípios basilares devem nortear o cotidiano da atuação profissional porque servem de diretriz a ser seguida, longe de qualquer possibilidade de se esconder em arquivos ou de se reapresentar com retoques de maquiagem para justificar essa ou aquela ação dúbia.
Num ano eleitoral alguns valores são flexibilizados sob pretexto de servir a interesses que nem sempre condizem com o respeito à diversidade de opiniões, com atuação transparente e íntegra; com a promoção da justiça e real defesa dos interesses legítimos dos cidadãos.
Muda-se de casa, de computador, de presidência, mas o DNA da Ouvidoria revela seu alinhamento com valores sólidos que retratam a democracia a que estiver inserida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário